sábado, 23 de outubro de 2010

Revendo aprendizagens do 5° semestre (2008)

Com a Interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental aprendi que numa gestão democrática se faz necessário uma participação coletiva dos atores envolvidos, onde todos sejam ouvidos, respeitados em suas opiniões de mudanças ou continuidade. É um grande desafio, construir uma cultura participativa e democrática na escola, com avaliações constantes, fortalecendo as conquistas, mostrando com transparência cada passo dado.
Com a Interdisciplina de Organização e Gestão da Educação fiz muitas leituras e conclui que ainda existe uma inconsistência entre as leis e a prática, ainda há muito que evoluir nas questões educacionais, pois não se conseguiu alcançar totalmente os objetivos e necessidades almejadas nas questões organizacionais e políticas da educação brasileira. Realizei um estudo do PPP e do Regimento Escolar da escola em que leciono e observei que muitas expressões e objetivos expostos no segundo, não conferem com o primeiro que está atualizado. Por exemplo, a inclusão é um aspecto importante que deve ser considerado, pois está presente nas salas de aula e ainda não se sabe como contribuir significativamente para o desenvolvimento das habilidades específicas destes alunos. Entendo que incluir é ter condições de trabalhar o aluno em um contexto de escola dita “normal”, mas para isso é necessário que haja condições mínimas para o professor fazer esta tarefa. O professor precisa de capacitação, suporte pedagógico e físico.Estamos conseguindo avanços, mas precisamos muito mais para ter uma educação de qualidade, igualitária e moderna.
Com a Interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta pude refletir acerca do que é ser adulto, como ter mais responsabilidades, fazer escolhas e se comprometer com seus projetos. A maturidade adquirida nos mostra ser necessário ter mais discernimento sobre as situações que ocorrem no dia a dia, tendo tolerância com os que nos cercam e aprendendo a ver as coisas de um novo ângulo. Mesmo sendo adulto temos nossos momentos de fragilidade, de erros e acertos como qualquer outra fase de idade.
A aprendizagem na vida adulta ocorre mais lentamente, mas o adulto tem capacidade de aprendizado, desde que seu raciocínio seja estimulado e que tenham a motivação adequada, com conteúdos apropriados para as suas condições intelectuais. Todos nós aprendemos levantando hipóteses e resolvendo problemas. Cabe ao professor oportunizar um ambiente favorável, de confiança, de diálogo, respeitando a autonomia do educando, possibilitando que cada um construa seu conhecimento.
Com a Interdisciplina de Seminário Integrador V aprendi mais sobre tema do estresse, fazendo um projeto de aprendizagem em grupo. Através do wiki, postamos o material encontrado sobre o assunto. Realizamos comunicações por email,telefonemas e encontros presenciais,onde discutimos dúvidas e certezas.Foi feito um mapa conceitual sobre nossas primeiras impressões sobre o estresse e faremos outra para o fechamento do projeto deste ano. Foi produtivo, pesquisar e contribuir com o trabalho, abordando questões apresentadas como as dúvidas e também encontrando outros aspectos interessantes e relevantes que não havíamos pensado anteriormente.

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