sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Revendo aprendizagens do 6° semestre (2009)

Com a Interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II aprendi com a leitura do texto: Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos do Prof° Fernando Becker, que o conhecimento pode ser adquirido o tempo todo, em qualquer lugar, durante toda a nossa vida. Sempre estamos aprendendo e reaprendendo. Como diz o modelo da pedagogia relacional, o sujeito deve atuar (assimilar) sobre o seu conhecimento, problematizando, para então construir um novo conhecimento (acomodação).

Desse modo o professor não vê o aluno como uma tábua rasa que nada sabe, mas sim como tendo uma história de conhecimento já percorrida e que pode aprender sempre.
Estudei e considerei muito relevante os estádios do desenvolvimento da criança segundo Piaget, ter esse conhecimento facilita ao educador, observar e entender cada fase que a criança passa, exigindo dela somente o que já está pronta para realizar.
Também fiz leitura sobre o método clínico experimental de Piaget, importante contribuição para a investigação na área de psicologia do desenvolvimento. Entendi que o objetivo era descobrir por que os sujeitos tinham tantas dificuldades de resolver problemas e porque os erros eram tão sistemáticos. Com esse método é possível fazer uma investigação de como as crianças pensam, percebem, agem e sentem.
Com a Interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Especiais compreendi que para a construção de uma educação inclusiva, tal como é defendida, é necessário uma ação fundamentada pelo princípio da não segregação, ou seja, a inclusão de todos, quaisquer que sejam suas limitações e possibilidades individuais e sociais. O sentido especial da educação consiste no amor e no respeito, na busca para melhor favorecer o crescimento e desenvolvimento do outro.

Com a Interdisciplina de Filosofia da Educação constatei a importância de uma boa argumentação, que é a justificativa de uma ideia, bem como compreendi melhor a estrutura do argumento (premissa e conclusão) e também alguns exemplos práticos de como identificá-los. Precisei ler o texto, O dilema do antropólogo francês, e defender sua decisão, de forma argumentativa, dessa forma treinei a análise e a escrita. Assisti ao filme Clube do Imperador, analisei e argumentei me posicionando em relação às situações que ocorreram na história. Compreendo as atitudes do professor da forma como aprendi e compreendo os valores éticos e morais, por isso cada pessoa que vier assistir o filme terá certamente opinião diferente da minha. O ser humano é imperfeito, mesmo pessoas íntegras, podem uma hora ou outra ter algum deslize. Um professor está sujeito à falhas e imperfeições como todas as outras pessoas. Mesmo com boas intenções tentando ajudar um aluno a se modificar não conseguiu, pois por melhor que seja o professor, os exemplos bons ou ruins vêm do que recebemos da família. A falta de valores éticos ou morais ou a inversão de valores são problemas muito graves na sociedade atual. Com a Interdisciplina de Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História constatei a necessidade de fazer com nossos alunos, atividades que façam com que percebam o seu eu e sua responsabilidade na construção da do mundo. Precisam compreender que a diversidade cultural enriquece as pessoas, pois todos possuem algo que acrescenta em nós.

Com a Interdisciplina de Seminário Integrador VI aprendi a importância da reflexão crítica em relação as escritas anteriores, para que dessa forma se possa melhorar a construção dos futuros trabalhos.No caso do PA, feito no 5° semestre, consegui esclarecer alguns pontos essenciais, por exemplo, em primeiro lugar a pergunta a ser investigada deve ser clara, com argumentos consistentes nas certezas iniciais, o mapa conceitual a ser construído deve conter um conceito central e nos demais que se interligam através dos elementos de ligação, precisa-se respeitar a ideia do conceito ou inventar outro.Outro detalhe requer atenção, a observação dos sites pesquisados na Internet, pois alguns não são totalmente confiáveis em suas informações.

Além disso, pude entender melhor como se faz um resumo, percebo que essa interdisciplina, juntamente com a de filosofia, oportunizaram uma qualificação no meu processo de escrita, através delas amadureci a minha forma de analisar, argumentar e sintetizar as informações adquiridas nos materiais teóricos.

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