quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Revendo aprendizagens do 3° semestre(2007)

Nesse 3° semestre aprendi muito através das interdisciplinas: Artes Visuais, Literatura Infantil, Música e Ludicidade, onde relacionei as aprendizagens feitas ,pois existiram muitos pontos em comum neste eixo temático.
Em Literatura infantil pude perceber lendo o capitulo V, do livro: Gostosuras e bobices da Fanny Abramovich, como há um preconceito quanto ao trabalho de poesias com crianças. Muitos escritores fazem poemas com temas moralizadores, patrióticos, piegas ou com formato no diminutivo. Contudo a boa poesia deve ser aquela que mexa com a emoção , os sentimentos, prazerosa de ser lida , que apresenta surpresas. Assim como uma história para ser bem contada, a escolha da poesia também precisa ser observada, que seja de poetas que já dominam o verbo, constroem o verso, controlam o ritmo, coisas que os iniciantes ainda não possuem. Também para uma boa leitura, é importante o conhecimento anterior da poesia pela professora, que deve tê-la lido, sentindo e percebendo a emoção a ser repassada para os alunos. Precisamos ler muito para os alunos, para despertar o gosto pela leitura e a escrita.
Em Artes Visuais refleti sobre como uma imagem pode transmitir muitas coisas, alegrias, tristezas, emoção...levar a pensar sobre o que se passa com as pessoas refletidas nela. Sempre há uma mensagem incutida na imagem, mostrando ou dizendo algo. Na releitura da obra de Velásquez, fiz uma interpretação própria e reproduzi a minha própria obra de arte. Foi muito interessante observar as várias interpretações das colegas que surgiram, comprovando que através de análise de obras podemos trabalhar a imaginação, percepção, reflexão e interação com a arte.
Consigo ver os trabalhos realizados por meus alunos com outro olhar, pois cada um tem uma maneira própria de enxergar um mesmo objeto. Acredito que essa concepção contemporânea de Artes, chamada de proposta triangular, possibilita uma consciência crítica sobre a obra artística, vendo as questões sociais que as envolve e trazendo a arte para a vivência dos alunos, fazendo com que experimente as emoções da beleza, conviva com ela, crie gosto por ela e desenvolva a sensibilidade. Através dela possa relacionar-se melhor com as pessoas, ampliando e enriquecendo seu entendimento do mundo.
A visita a Bienal foi uma ótima oportunidade de constatar através da observação, que as obras expostas podem ter várias interpretações, nos levando a pensar nas idéias dos autores, tentando compreendê-las e tendo nossa própria concepção do que se quer passar com o trabalho. Notei que algumas obras ou materiais lá na Bienal, já utilizei parecido em sala de aula e outros pude perceber como ponto de partida para breves atividades, como exemplo, utilizar a música para compor um momento de soltar a criatividade, estressando sentimentos, observando sons e mensagens da letra. Como nunca tinha ido a Bienal, vejo como uma grande oportunidade de aprendizado proporcionada pelo PEAD, essa nossa visita.Observar as obras e pensar sobre as idéias que se pretende passar com elas. Entender que a Arte é bem subjetiva e ampla. Mudar conceitos e pré-conceitos! Construir propostas e projetos aplicáveis em sala de aula.
Em Música tive um novo olhar para a música, principalmente a MPB, podendo repassar essa idéia em sala de aula. Através da música se consegue realizar atividades com ritmos, atenção, socialização, lateralidade, emoção e sentimentos, entre outros.
Na Interdisciplina de Teatro compreendi sobre os exercicios de improvisação, jogos teatrais,os movimentos expressivos, característicos do tema, que podem e devem ser aproveitados como atividades ricas de ser exploradas com as crianças. Momento lúdico que libera emoções, faz a pessoa se conhecer melhor e entender melhor também o outro.
No Seminário integrador III assisti ao filme Doze homens e uma sentença que me possibilitou um entendimento melhor a respeito dos conceitos de wvud~encias e argumentos, tão necessários nas postagens desse blog, como também nas escritas dos trabalhos do curso e do próprio TCC.

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