quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Revendo aprendizagens do 2°semestre(2007)

No segundo semestre continuei lendo e fazendo novas aprendizagens.
Na Interdiciplina do Seminário Integrador II fiz um relatório a cerca do caminho de casa até a escola, onde refleti sobre a rotina, o tempo, pessoas e paisagens que encontro diariamente. Desenvolvi melhor com isso a percepção das coisas ao meu redor e dos fatos cotidianos.
Contudo o que mais marcou foi o memorial da infância, atividade integrada com a Interdiciplina de Escolarização, Espaço e tempo na perspectiva histórica, onde fiz uma linha de tempo a partir da minha história de vida. Despertei as memórias, percebendo que a forma que me constituo hoje, teve influências de tudo que vivi e experimentei. “Recordar é viver”, pois as memórias concretizam nossa existência, formam nossa identidade. Através dessa tarefa constatei a importância de resgatar com as crianças a observação que antes de nascerem já existiam muitas coisas e pessoas, incentivando para construírem a noção de tempo, preparando para entendê-la como uma dimensão contínua. Analisar as mudanças ocorridas e também as permanências. Além disso, trabalhar a questão da família, as regras e costumes da casa, concluindo que há diferentes tipos de famílias e que está é o nosso primeiro grupo social.
Assisti ao filme: A invenção da infância, onde analisei o conteúdo e vejo que ser criança não significa ter infância. Quero sempre trabalhar ludicamente, oportunizando aos alunos momentos de ser criança em sala de aula.
Também através dessa Interdiciplina conheci o Manifesto dos Pioneiros, a Escola Nova, a Maquinaria Escolar, conheci a Escola da Ponte e compreendi mais sobre os pensadores na história da educação no Brasil como Anísio Teixeira. Vejo agora a importância de passar por um curso de Pedagogia que me proporcionou refletir sobre como a estruturação da escola dos anos 30, ainda nos acompanha.
Na Interdiciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob enfoque da Psicologia I, assisti o filme: Freud além da alma, tendo contato com a criação da teoria psicanalítica e fazendo um paralelo com os atos e posturas que tenho que ter em sala de aula, para com meus alunos. Preciso como ser humano estar em constante reflexão, a fim de buscar um conhecimento de mim mesmo, diante de diferentes situações, para conseguir entender os sentimentos dos outros.
Aprendi também sobre as teorias de aprendizagem Behaviorismo, Gestalt e Sócio-Interacionismo,e a Epistemologia genética de Piaget . Compreendi que a aprendizagem é um processo com várias etapas, portanto o erro faz parte do desenvolvimento do indivíduo. Estamos sendo aprendendo ou reaprendendo, cada um no seu tempo, de acordo com o que já foi construído anteriormente.
Na Interdiciplina de Fundamentos e Alfabetização revi os conceitos de alfabetização e letramento tive um maior entendimento sobre eles, haja vista que são conceitos distintos mas que se completam. A criança já domina o letramento quando entra na escola, pois está em contato com material escrito . Vejo agora que somente alfabetizar não é suficiente, a criança precisa estar letrada para exercer plenamente a leitura e a escrita no mundo atual. O professor alfabetizador deve repensar sua metodologia, a fim de propiciar atividades que levem o aluno a se alfabetizar letrando, utilizando diversos gêneros textuais e lendo muito para eles.

Nenhum comentário: