quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Revendo postagens do 1° semestre(2006)

Foi muito interessante visitar o antigo blog , reler as postagens e os comentários deixados por colegas, tutoras e professores. Consegui perceber durante as leituras, as angústias, as expectativas, os desafios e os progressos feitos a cada trabalho solicitado no curso.
Ficou bem evidente no 1° semestre do curso do PEAD, as dificuldades com o mundo virtual, ler emails, entrar no pbwiki, acessar o ROODA, não esquecer as senhas, postar fotos e gifs, nossa era tudo tão complexo. Contudo com ajuda das tutoras do pólo, bem como meu empenho pessoal, aos poucos fui sanando os problemas. Fui adquirindo confiança e me aventurando em procurar sozinha os sites, em como utilizar melhor as possibilidades do computador e completar as atividades sem auxilio de ninguém. Deixei de ir ao pólo procurar ajuda e isso levantou minha autoestima, pois conseguir “mexer” na máquina e navegar na Internet era algo que parecia muito complicado e distante de mim .
Conhecendo melhor o mundo virtual e tendo também um laboratório de informática na Escola, posso agora trabalhar com os alunos vários recursos e sites aprendidos, que fizeram parte da elaboração das atividades no estágio.
Tive momentos bacanas, onde visitei os blogs das colegas de São Leopoldo e também as demais, onde foi possível trocar informações, idéias e fazer novas amizades, nessa nova rede cooperativa de aprendizagem. Visitei também blogs educacionais indicados pelas professoras Suzana e Patrícia, que mostraram um material muito rico , com atividades possíveis para trabalhar com os alunos.
Conheci a ideologia de: Weber, Max, Engels e observo que apesar do tempo o pensamento deles continuam influenciando e refletindo nos dias de hoje. Percebo a importância de pensar a educação que temos e a educação que desejo ter e lutar por ela, buscando um trabalho de qualidade, pesquisando e enriquecendo meu conhecimento.
Li e interpretei o conto: ilha desconhecida de José Saramago. Fiz uma relação do texto com a minha vida, observando que o professor precisa aproveitar as portas abertas e tomar decisões que sejam importantes para seu futuro profissional, como este curso que possibilitou a busca pela qualificação. Abandonei portos seguros para navegar em busca de uma ilha desconhecida ou conhecida em alguns aspectos e constato que valeu muito. Como é importante não desistir dos sonhos no primeiro obstáculo, ter metas. Buscar, desafiar, desacomodar, decidir!

Um comentário:

Marga disse...

Oi querida Márcia!
Realmente, é compensador olhar para trás e ver inumeras dificuldades superadas hoje parecerem insignificantes, apenas obstaculos, que com determinação e esforço,desapareçam ou perderam força.Foram quatro anos que não serão esquecidos, e com a feitura do TCC, materializados para que outros alunos professores como tu, também possam realizar suas proprias viangens em busca do conhecimento! Parabéns e sucesso! Abracitos somáticos