domingo, 18 de novembro de 2007

BIENAL


Realizei um trabalho em Artes Visuais que gostei muito, foi a releitura da obra de Velásquez. Primeiro conhecemos a obra, um pouco sobre os personagens nela representados, observando vários detalhes. Depois foi proposto pela profª Daniela, nos colocar no lugar do autor e imaginar o que ele estaria pintando. Usei então a minha imaginação, criatividade e idealizei o seguinte quadro, onde Velásquez estaria fazendo uma pintura de um quadro do príncipe Baltazar Carlos, morto em 1646, antigo dono do quarto, onde se passa a cena da pintura. Como estou ocupando seu lugar nesta obra, fiz uma releitura do quadro do príncipe, colocando-o mais a vontade brincando com seu cachorro.




Foi muito interessante observar as várias interpretações das colegas que surgiram, comprovando que através de análise de obras podemos trabalhar a imaginação, percepção, reflexão e interação com a arte. Consigo ver os trabalhos realizados por meus alunos com outro olhar, pois cada um tem uma maneira própria de enxergar um mesmo objeto. Acredito que essa concepção contemporânea de Artes, chamada de proposta triangular, possibilita uma consciência crítica sobre a obra artística, vendo as questões sociais que as envolve e trazendo a arte para a vivência dos alunos, fazendo com que experimente as emoções da beleza, conviva com ela, crie gosto por ela e desenvolva a sensibilidade. Através dela possa relacionar-se melhor com as pessoas, ampliando e enriquecendo seu entendimento do mundo.
A visita a Bienal foi uma ótima oportunidade de constatar através da observação, que as obras expostas podem ter várias interpretações, nos levando a pensar nas idéias dos autores, tentando compreendê-las e tendo nossa própria concepção do que se quer passar com o trabalho. Notei que algumas obras ou materiais lá na Bienal, já utilizei parecido em sala de aula e outros pude perceber como ponto de partida para breves atividades, como exemplo, utilizar a música para compor um momento de soltar a criatividade, expressamdo sentimentos, observando sons e mensagens da letra.
Algumas fotos que cliquei na Bienal:












Nenhum comentário: