domingo, 18 de novembro de 2007

Entrevista com a Profª Tania Fortuna



Assisti a entrevista da profª Tânia Fortuna, no programa Comportamento da TV-COM e constatei o que já sabia que o brincar é muito importante, através desse recurso a aula se torna mais divertida, estabelecendo desafio, surpresa e contribuindo efetivamente para a aprendizagem do aluno. A sociedade acaba cobrando dos adultos, que quem brinca não é sério, não tem responsabilidade, age como criança. O brincar não morre, ele se transforma, o adulto pode através do trabalho ser criativo, tornando-o instigante e divertir-se atuando. Quando o adulto se dá o direito de deixar seu lado lúdico aparecer, consegue conviver bem no seu dia-a-dia, pois concilia o ser criança com o ser adulto. Consigo realizar isso no meu trabalho, pois brinco bastante com meus alunos de 1° ano, entro no mundo deles de faz de conta, nos divertimos e damos muitas risadas juntos.
Quando realizei o Inventário Criativo para a disciplina de Teatro, vivenciei momentos deliciosos de muita brincadeira, divertimento e acima de tudo de aprendizados, interligando as disciplinas de Ludicidade, de Literatura e de Teatro. Nesse trabalho tínhamos que planejar algumas atividades teatrais com as crianças, narrar como foi a execução e articular a prática com a parte teórica, a partir de textos encaminhados pela profª. Celina Nunes de Alcântara , como: “Improvisação para o teatro- Violça Spolin” que ressalta que: “Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e ter valor no palco. Aprendemos através da experiência, e ninguém ensina nada a ninguém.”

Uma das atividades que realizei com eles foi a dramatização de uma história já contada por mim ( Tudo por um pacote de amendoins) e também pela própria autora ( Gládis Barcelos). O assunto do livro gira em torno de dois irmãos: João e Juarez, que receberam pacotes de amendoins da mãe, só que Juarez come todo o amendoim primeiro e pega o pacote do João. João vai pedindo então para os amigos ( cachorro, vassoura, fogo, água, boi, laço, rato, gato, homem) que lhe ajudem. Essa escolhada não foi por acaso, depois da aula com a profª Adriana Lemos, onde ela mostrou alguns critérios para uma boa contação de história, consegui transmitir de uma nova maneira a forma de narrar a história e tive muito sucesso!
Alguns registros da atividade...























O comentário da tutora sobre o meu trabalho também foi bacana...
"Marcia, são uns fofos mesmo, para usar as tuas palavras. : ) Achei bastante interessante a historinha do "Joao e Juarez" Quem é o autor? Fiquei curiosa para saber como eles (teus alunos) avaliaram o papel do juarez.. o que roubou do irmao o saco de amendoim.. : ) Era isso, parabens querida. Acredito que teu inventário atende plenamente as expectativas. Abraços, Maximira


Nenhum comentário: