domingo, 23 de maio de 2010

O lúdico na vida da criança







Lendo e refletindo, reafirmo que o lúdico contribui para aprendizagem dos alunos, como torna as aulas mais dinâmicas e prazerosas.
Luckesi ( 2000) afirma que enquanto estamos participando verdadeiramente de uma atividade lúdica, não há lugar, na nossa experiência, para qualquer outra coisa além dessa própria atividade. Não há divisão. Estamos inteiros, plenos,flexíveis, alegres, saudáveis.
O tema principal dessa semana foi a pirâmide alimentar onde os alunos puderam perceber através do desenho,que os alimentos que devemos comer mais, fica na base e o que devemos comer menos fica na parte menor da pirâmide.
Os alunos gostaram da brincadeira com as embalagens dos alimentos onde tinham que dizer a que grupo da pirâmide alimentar pertencia cada alimento mostrado. Gostaram de cantar as músicas sobre o feijão e sobre a ida a feira. Gostaram dos jogos virtuais onde tinham que encontrar o lugar correto na pirâmide para os itens selecionados e separar os alimentos que ficam no mesmo grupo alimentar.
Adoraram as brincadeiras na educação física que envolveu também as embalagens dos alimentos e foram realizadas em equipes, onde constatei a importância do trabalho em grupo para o resultado ser alcançado. Luckesi ( 2000) fala que vivenciar uma experiência lúdica em grupo é muito diferente de praticá-la sozinho. O grupo tem a força e a energia do grupo; ele se movimenta,se sustenta, estimula, puxa a alegria, mas somente cada individuo, nesse conjunto vital e vitalizado, poderá viver essa sensação de alegria, partilhada no grupo.
Muitos educadores avaliam a brincadeira como tempo perdido, tendo a idéia de que é uma atividade oposta ao trabalho, menos importante do que o resto das atividades pensadas. Essa concepção é comprovada na medida em que a criança avança nas séries/ anos do ensino fundamental. O tempo de brincar vai diminuindo, se restringindo a hora do recreio. Isso é uma pena,pois as crianças precisam e merecem esse tipo de atividade articulada ao seu processo de aprendizagem.


REFERÊNCIA
LUCHESI,Cipriano Carlos. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese,
in Educação e Ludicidade. Coletânea Ludopedagogia Ensaios 01, organizada por Cipriano Carlos Luckesi, publicada pelo GEPEL,
Programa de Pós-Graduação em Educação, FACED/UFBA, 2000

Um comentário:

Marga disse...

O empirismo refletido na tua fala, quando te referes ao que alguns educadores avaliam como tempo perdido. é isso que difere alguém que se mantém atualizado e encantado pelo que acredita. Tu és uma educadora a frente, com um potencial aprimorado quando fundamenta o que leva a qualificar o ato de aprender! Parabéns!