domingo, 30 de maio de 2010

Aprendendo com Freinet



Pesquisando sobre a pedagogia de Freinet, reli que sua teoria é centralizada na criança e baseada sobre alguns princípios:

- senso de responsabilidade
- senso cooperativo
- sociabilidade
- julgamento pessoal
- autonomia
- expressão
- criatividade
- comunicação
- reflexão individual e coletiva
- afetividade

A maior parte deles se faz presente em minha prática educativa com meus alunos e procuro aprimorá-los a cada dia.
Na semana passada fomos ao mercado próximo da escola, a fim de observar e identificar as frutas, os legumes e as verduras que trabalhamos durante todos esses dias. Aproveitei para mostrar como são vendidos, ou seja, por unidade ou por quilo.
Passeamos pelos corredores onde os alunos foram apontando outros alimentos trabalhados, como o feijão e os doces.
Foi bastante proveitoso o passeio-aula, onde percebi o aprendizado acontecendo. Realmente unir a teoria com a prática, trás resultados mais concretos, contribuindo para mostrar aos alunos que aquilo que trabalhamos em aula está vinculado a vida.
Para Freinet (1996) a criança aprende pela experimentação concreta no mundo real, na relação com o mundo, com as pessoas, enfim, com o meio social. Acreditava que um experimento, qualquer que seja, deixa uma marca indelével e é com essas marcas que a criança constrói seu conhecimento.
Essa atividade realizada fez com que eu constatasse que o recurso didático utilizado, contribuiu para despertar o interesse em aprender mais, pois a criança gosta de atividades práticas. Segundo Freinet (1975) a aula-passeio está fundamentada na ordem e na organização e a disciplina é importante para que o trabalho produza frutos e depende do envolvimento de todos os atores da escola. Os alunos se comportaram muito bem tanto no caminho, quanto no estabelecimento.Souberam ouvir e falar conforme as combinações feitas anteriormente.
Freinet ( 1975) afirma que nesse tipo de ferramenta utilizada as relações se tornam mais próximas e menos formais, sendo momentos de trocas e aprendizado.
É exatamente isso que consegui observar, crianças aprendendo de uma forma descontraída e feliz. Percebo agora que poderia também ter feito a aula-passeio como forma de introdução do assunto,para depois aprofundar os conteúdos, mas de qualquer maneira as duas formas estão de acordo com a teoria de Freinet.
Para essa semana montaremos um mercadinho com embalagens de alimentos vazias e com dinheirinho, para que brinquem de comprar e vender, conforme observaram na aula-passeio.

REFERÊNCIA
FREINET, Cèlestin. Pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes,1996.
FREINET, Cèlestin. As técnicas Freinet da escola moderna. Tradução de Silva letra. 4ª ed. Lisboa Portugal: Estampa,1975.170p.

Nenhum comentário: