terça-feira, 18 de maio de 2010

A importância da família na escola




Dentro da temática alimentação e saúde, combinei com os alunos uma salada de frutas.
Convidei as mães do Lucas e do Pedrinho para ajudar na organização. Nós descascamos as frutas, eles picaram e colocaram no pote onde os ingredientes foram misturados.
Enquanto aprontávamos a nossa receita conversamos sobre a importância das frutas e como a salada ficaria saborosa, porque afinal nós estávamos preparando-a. As frutas enviadas foram
banana, maçã, laranja, kiwi. Trouxe uma lata de pêssego para incrementar.
Quando ficou pronta, servimos a eles. Alguns alunos apenas provaram, demonstrando não terem o hábito de comer frutas em casa, porém outros repetiram várias vezes.
É difícil mudar velhos hábitos, mas acredito que a sementinha está sendo plantada e até o final do ano vou insistir para que percebam a necessidade e a importância das frutas na nossa alimentação.
Segundo Freire ( 1997) A compreensão do que se está lendo, estudando, não estala assim, de repente, como se fosse um milagre. A compreensão é trabalhada, é forjada, por quem lê, por quem estuda que, sendo sujeito dela, se deve instrumentar para melhor fazê-la. Por isso mesmo, ler, estudar, é um trabalho paciente, desafiador, persistente.
As mães demonstraram muita satisfação por estarem realizando uma atividade em parceria com a professora e com o seu filho.Se ofereceram para serem chamadas quando eu precisar. É muito bom poder contar com pais que colaboram e entendem o trabalho que está sendo desenvolvido.
A participação dos pais na escola é interessante para a escola e para o filho, pois pais e escola devem educar juntos, para um bem maior. Essa aliança entre ambos é altamente produtiva e eficaz. Acredito que a escola deve dar o primeiro passo, deixando a porta aberta para que a família possa contribuir e interagir na educação dos alunos.
Como nos lembra Freire (1999), a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. Editora Olho D'Água, 10ª ed., 1997, p. 24.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

Um comentário:

Patricia Haddad disse...

Olá, Márcia! Agradecemos a citação do livro de Paulo Freire editado pela Paz e Terra. Esteja à vontade para nos mandar opiniões, críticas e sugestões. Um abraço da equipe Paz e Terra digital@pazeterra.com.br

P.S.: tive que usar minha conta pessoal do Google, já que não havia como comentar de outra forma, mas a mensagem é em nome da editora!