segunda-feira, 10 de maio de 2010

Aprendendo na prática

Nessa semana apesar de ter planejado uma atividade no laboratório de informática, não pude realizá-la, pois o mesmo se encontrava em manutenção. Isso foi um pouco frustrante, pois tive que mudar um pouco o planejamento fazendo uma atividade do dia seguinte e não podendo utilizar tal recurso.
Pude com isso refletir que o planejamento é apenas um roteiro do trabalho e pode ser mudado quando sentimos a necessidade ou mesmo quando uma situação nos força.Como o ato de planejar é importante, a aula transcorre melhor quando temos a continuidade de atividades relacionadas, tudo encaixa e flui melhor.
Rodrigues ( 2001) diz que o planejamento não deve ser feito de uma forma mecânica, com caráter burocrático, mas sim servir de instrumento de reflexões constantes e ser flexível a mudanças necessárias ou imprevisíveis.
Comênio ( 1996) já apontava a necessidade de apresentar ao aluno um caminho fácil e seguro de por o conhecimento em prática e com bom resultado. Oferecer uma aula com menos barulho, menos enfado, menos trabalho inútil, com mais atrativos para aprender.
REFERÊNCIAS:
COMÉNIO, João Amós. Didácta Magna: tratado da arte de ensinar tudo a todos. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. 525 p.
RODRIGUES, Maria Bernadette Castro. Planejamento: em busca de caminhos. In: XAVIER, Maria Luisa;
DALLA ZEN, Maria Isabel (Orgs.). Planejamento em Destaque: análises menos convencionais. 2. ed.
Porto Alegre: Mediação, 2001. P. 59-65 e 72-73.

Nenhum comentário: