segunda-feira, 3 de maio de 2010

Questionamentos da tutora

Marga respondendo aos teus questionamentos:

*Partindo da Linha do Tempo, desenvolvida na semana anterior, será que não há como tu relacionares com as leituras que retomates? Será que a leitura das imagens em passeios, em atividades sociais comuns onde inclue a inserção dos mesmos a um grupo maior como batizados, aniversarios, ou festejos que ligam as familias, nao servem como elementos que estimulem a escrita? Na oralidade, eles nao manifestam essa aprendizagem?,

*Marcia, que relação existe entre a cultura indígina e o que as crianças apresentam na sua historicidade? Que relatos elas trazem, sobre coisas que praticam, brincadeiras , ou até mesmo comidas que conhecem? Percebes quanto material vc tem a disposição para explorar e contextualizar? Será que a diferenciação entre a cultura dos indigenas e a cultura vivida por esse publico alvo não apresenta elos que fortificam ou enfraquecem o seu modo de viver?



Certamente esse tipo de atividade estimula a oralidade, tanto é que citei na postagem(7/4/10): “Fizemos então a apresentação, aonde os alunos iam falando sobre a foto e eu auxiliando, fazendo perguntas sobre quem eram as pessoas que aparecia, sobre os lugares, etc.” Esse era um dos objetivos da atividade, que falassem sobre as fotos que trouxeram, pois é uma forma de estar sendo inserido no mundo letrado, se apropriando de conhecimentos compartilhados com o grupo, se comunicando e compreendendo o sentido da escrita e da leitura.
Na atividade sobre as tribos indígenas (25/4/10), também houve esse momento de oralidade onde se manifestaram trazendo o seu conhecimento a respeito do tema. Perguntei se gostavam de comer milho, canjica, farinha de mandioca e li para eles uma reportagem do Sininho ( complemento do Jornal Vale dos Sinos do dia 17/4/10) que falava que os índios transmitiram forte herança cultural através dos alimentos, tendo nos ensinado a comer os alimentos já citados e guaraná, palmito, pamonha. Na postagem digo: “Comparamos sua alimentação saudável (frutas, peixes, plantas, raízes) com a nossa e vimos como alguns alimentos aprendemos com eles a comer.” Também no uso de objetos como redes de dormir, canoa, chocalho, peteca, reconheceram que utilizam e ficaram encantados de saber que os índios também usam.
A área de estudos Sociais possibilita que os alunos possam perceber e compreender as diferenças culturais, aprendendo a encarar naturalmente sem preconceitos “os diferentes”.

REFERÊNCIAS:

ANTUNES, Aracy do Rego; MENANDRO, Heloisa Fesch; PAGANELLI, Tomoko Iyda. Estudos Sociais: Teoria e Prática. Rio de Janeiro, editora ACCESS, 1999.
SOARES, Magda. Resenha dos Textos: “Letramento e alfabetização: as muitas facetas” e “As muitas facetas da alfabetização”.
Disponível em: <> acesso em 3 de maio de 2010.

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