domingo, 25 de abril de 2010

Povos indígenas







Na semana que passou, elaborei meu planejamento sobre a cultura indígena e para isso busquei subsídios teóricos no texto, Semana indígena:ações e reflexões interculturais na formação de professores.
Os índios receberam esse nome quando os portugueses chegaram a terra que seria mais tarde chamada de Brasil.Vieram com a intenção de procurar riquezas e tornarem-se proprietários dessa terra que já tinha dono. Não foram capazes de entender e respeitar as pessoas que habitavam o local, pelo contrário usaram de crueldade e malícia com eles.
Os povos indígenas brigaram bravamente pelo seu espaço (lutam até hoje), porém foram quase dizimados e perderam muito do que possuíam.
No dia 19 de abril, os índios não têm o que festejar, porém podem mostrar ao mundo que continuam mantendo suas tradições e costumes, que possuem direitos de ter uma vida melhor.
Temos muito que aprender com eles que procuram viver em harmonia com a natureza, respeitando os animais, a terra, a água.
Com meus alunos conversei sobre as tribos que vivem na mata mantendo sua cultura e aqueles índios que vivem em cidades com costumes misturados com os nossos. Vendem artesanato a beira das estradas ou em sinaleiras, porque não tem terras e comidas suficientes para se manterem lá na mata.
Passei um vídeo para a turma que mostrou fotos de índios, onde observaram a pintura do corpo, enfeites que colocam na boca e no rosto.Reconheceram o colorido de suas vestimentas e ouviram a música, “Todo dia era dia de índio”.
Comparamos sua alimentação saudável (frutas, peixes, plantas, raízes) com a nossa e vimos como alguns alimentos aprendemos com eles a comer.
Não pintei seus rostos como em outros tempos, mas fiz com que refletissem sobre esse tema, onde compreenderam que os povos indígenas têm uma cultura diferenciada da nossa e merece nossa admiração e respeito.

REFERÊNCIA:
Ana Maria Petersen, Maria Aparecida Bergamaschi e Simone Valdete dos Santos. “Semana indígena: Ações e reflexões interculturais na formação de professores”.

2 comentários:

Marga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marga disse...

Ainda retomando a Linha do Tempo,Marcia, que relação existe entre a cultura indígina e o que as crianças apresentam na sua historicidade? Que relatos elas trazem, sobre coisas que praticam, brincadeiras , ou até mesmo comidas que conhecem? Percebes quanto material vc tem a disposição para explorar e contextualizar? Será que a diferenciação entre a cultura dos indigenas e a cultura vivida por esse publico alvo não apresenta elos que fortificam ou enfraquecem o seu modo de viver?
To encantanda pela tua Pratica..espero ansiosa pelas tuas postagens!
Abracitos