segunda-feira, 19 de abril de 2010

Contando histórias







Segundo Fanny Abramovich, “Se a criança não lê é porque não lhe estão apontando os caminhos para o desfrute de bons e belos textos...”
A leitura para as crianças é muito importante para se formar cidadão leitores, onde a imaginação, a diversão e o sonhar acontecem por encanto. É onde ela pode rir das situações vividas pelos personagens, encontrar idéias para resolver seus próprios conflitos, tem a possibilidade de se identificar com os personagens e esclarecer as dúvidas, as dificuldades e talvez até resolvê-las. Ouvindo histórias a criança meche com vários sentimentos de ódio, amor, tristeza, alegrias, insegurança, etc.
Portanto esse momento deve ser mágico! É necessário criar um clima de encantamento, mostrando o livro, fazendo uma propaganda sobre o mesmo, para que as crianças fiquem curiosas pela história. É preciso deixar que os alunos toquem, vejam as figuras, saibam quem escreveu quem fez os desenhos, conheça um pouco da vida e outras obras do escritor.
Cabe a professora fazer as vozes dos animais, criar pausas, fazer suspense, sussurrar quando for necessário, falar mais alto para enfatizar alto, enfim transportar o ouvinte para dentro da história, imaginando a beleza da princesa, o tamanho do dragão, pensando na cara do ladrão. Não se pode fazer essa contação de qualquer jeito, o livro deve ser bem escolhido, lido antes para que se possa contar a história com prazer e ter significado para o ouvinte.
Estou vivenciando isso com meus alunos, pois faço leituras deleites todos os dias e eles adoram! Alguns peguntam na chegada: "Prof. que livro tu vai ler hoje?" ou "Prof lê tal livro de novo"isso me prova que estou nocaminho certo.

Fanny Abramovich-In: Literatura infantil - gostosuras e bobices, Ed. Scipione.

2 comentários:

Marga disse...

Tanto está no caminho que as crianças já demonatram o interesse e a familiariedade com o universo das letras. Experiencie trocar os papéis. Será que a leitura das crianças, nao te surpreenderá? Encontre nas tuas leituras autores que fundamentem essa atividade e tua reflexão será teorizada e praticada com um elemento a mais: a ciência!

Marcia Elisa Martins disse...

Marga além da Fanny Abramovich que já havia citado na postagem, busco também a Magda Soares(2003).Ela fala da importância de ler para as crianças material escrito de boa qualidade,seja revista, jornal,livros, outros.Dessa forma estarão dentro de um ambiente literário e sem ser alfabetizada, finge que lê o livro, pois está sendo apropriada ao uso e funções da língua escrita.