segunda-feira, 12 de abril de 2010

Reflexões sobre as leituras

Nessa semana voltei as leituras e as contribuições de Vygotsky que diz da importância da atividade lúdica para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. De como essa atividade preenche necessidades fundamentais para a criança, tais como permitir que resolva o impasse entre o seu desejo e a impossibilidade de satisfação imediata, transforma o real em imaginário nas brincadeiras de faz de conta onde imita papéis e regras sociais.
Compreendo a necessidade do brinquedo para os meus alunos e busco dentro do meu planejamento criar situações que possibilitem estimular seu desenvolvimento e a própria interação social.
Para Vygotsky a aprendizagem da escrita inicia antes mesmo da entrada da criança na escola. Portanto o processo de desenvolvimento da escrita está intimamente ligado aos estímulos recebidos pela criança desde cedo.
Percebo que muitos dos meus alunos não receberam esses estímulos, por isso cabe a mim como educadora desempenhar um papel de inserção deles no mundo letrado, desenvolvendo capacidades de leitura e produçaõ de textos. Realizar leitura diárias de variados gêneros para que se tornem leitores futuramente, é uma das minhas metas.



REFERÊNCIA:



VYGOTSKY,Lev: o teórico social da inteligência.Revista Nova Escola,dezembro de 1996.

Um comentário:

Marga disse...

Partindo da Linha do Tempo, desenvolvida na semana anterior, será que não há como tu relacionares com as leituras que retomates?
Será que a leitura das imagens em passeios, em atividades sociais comuns onde inclue a inserção dos mesmos a um grupo maior como batizados, aniversarios, ou festejos que ligam as familias, nao servem como elementos que estimulem a escrita? Na oralidade, eles nao manifestam essa aprendizagem? Teu trabalho é fantastico! Permita-se a explorar esse universo e relate o que acontece. Abraços!