quarta-feira, 7 de abril de 2010

Linha do tempo

Solicitei aos alunos um tema de casa, onde os pais teriam que ajudá-los, montando uma linha do tempo com datas que marcaram suas vidas. Quase todos trouxeram seus trabalhos com muito capricho e dedicação. Fizemos então a apresentação, aonde os alunos iam falando sobre a foto e eu auxiliando, fazendo perguntas sobre quem eram as pessoas que aparecia, sobre os lugares, etc.
Foi um momento importante onde puderam mostrar um pouco de suas vidas e experiências que vivenciaram. Também puderam fazer uma relação de fotos parecidas, com exemplos: ida ao Zoológico, a praia, no maternal, no balizado e outros.Nessa atividade pude conhecer mais os meus alunos, conhecendo os parentes, a casa, seus hábitos, seus gostos, enfim aproximando mais o educador do educando.Os pais ou responsáveis participaram estabelecendo um elo de convivência com os filhos, escolhendo e elaborando a linha do tempo. Certamente conversaram sobre aquele momento da foto, recordando e mostrando para as crianças a importância da mesma.São nesses momentos que podem perceber como são especiais para as suas famílias, como foram bem acolhidos e amados. A construção da noção de tempo pela criança é fundamental para que possa situar fatos de sua vida cotidiana, perceber o seu tempo e as épocas diferentes da sua,compreendendo o tempo como fruto da construção social e como uma dimensão contínua ( físico e histórico).
































RERERÊNCIA:

*Leitura das Unidades III (O espaço) e IV (O tempo) do livro: ANTUNES, Aracy do Rego; MENANDRO, Heloisa Fesch; PAGANELLI, Tomoko Iyda. Estudos Sociais: Teoria e Prática. Rio de Janeiro, ACCESS, 1999.


2 comentários:

Marga disse...

A integração com a familia nas tarefas escolares gera momentos de muita produção. Inumeros conteúdos sao trabalhados. Ao longo da tua caminha acadêmica, tu deves ter se deparado com teóricos que falam sobre o tema, e as inumeras possibilidades que essa interação influenciam nas aprendizagens. O mundo das palavras permeia esse universo. Tu poderias apontar algum autor? Isso embasaria a como tua pratica é tão especial quanto e instigadora. Abraços!

Marcia Elisa Martins disse...

Marga,penso logo em Paulo Freire(1999) que nos diz que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Portanto a parceria entre a escola e a família é essencial para que os resultados do trabalho sejam mais significativos. Uma complementa a outra.