domingo, 4 de abril de 2010

Diagnosticando para planejar







Estou com a minha turma de estágio desde que iniciou o ano, portanto já comecei a avaliação diagnóstica a fim de estabelecer relações entre a proposta de ensino, o perfil da turma e as necessidades de aprendizagens específicas de cada aluno. A partir disso posso elaborar um planejamento pedagógico, articulando o projeto de trabalho com a realidade dos educandos, a final preciso saber o que eles já dominam e onde precisam avançar.


É fundamental levar em conta a bagagem intelectual do aluno, para não formar um ser mecanizado, esperando o sinal para agir. Somos diferentes e essa diferença precisa ser respeitada.
Segundo RODRIGUES (2001),"planejamento é processo constante através do qual apreparação, a realização e o acompanhamento se fundem, são indissociáveis".
Para fundamentar o planejamento de ensino preciso refletir sobre o que é significativo que meus alunos aprendam...Qual será o assunto que vou trabalhar nesse momento? O que eles já sabem sobre esse assunto? O que os alunos precisam e podem saber além do que já trazem consigo? Que recursos posso usar para tornar a aula instigante? Que dinâmica utilizar: história, filme, música, conversa? Que instrumentos avaliativos serão apropriados para verificar se o entendimento do assunto foi alcançado?


Paralelo a sondagem de aprendizagens, comecei um projeto sobre identidades, intitulado: Quem sou eu ! Já trabalhei a percepção do corpo no espelho, diferenças e semelhanças entre os colegas, significado do nome e sobrenome, desenho de si e da família. Vamos trabalhar também com a certidão de nascimento e a linha do tempo com fotos. Objetivo que compreendam sobre sua história de vida e se reconheçam como seres únicos e especiais.
REFERÊNCIA
RODRIGUES, Maria Bernadette Castro. Planejamento: em busca de caminhos. In: XAVIER, Maria Luisa; DALLA ZEN, Maria Isabel (Orgs.). Planejamento em Destaque: análises menos convencionais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. P. 59-65 e 72-73.

Um comentário:

Marga disse...

Excelente trabalho, Marcia, trabalhar a identidade também reforça os laços de afinidades e cria cumplicidade com intensa reflexóes. A bagagem cognitiva aflora e os temas brotam na convivência. Ouça o que vem dos pequenos, A riqueza do trabalho se intensificará. Abraços