segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Respondendo a tutora Margarete

Numa persespectiva de prática, é possivel aplicar teu olhar sobre a realidade que tu pertences?



Margarete, como já disse não trabalho com EJA, portanto minha realidade é de alunos da educação fundamental. Com eles busco aplicar atividades de interesse e motivadoras para que meus alunos tenham sede de aprender e gostem de estar na escola. Na postagem posterior falo do uso de temas geradores em sala de aula, que é uma maneira dos alunos se envolver na aprendizagem, sendo desafiados a pensar, modificando estruturas de conhecimentos anteriores, através da desconstrução, reconstrução e construção provisória de seus saberes.
Contudo fazendo um paralelo entre os alunos da EJA e os meus do 1° ano, percebo que ambos precisam serem compreendidos em suas particularidades e precisam de um professor amigo e cúmplice.
Enfim desde que iniciei esse curso tenho feito leituras e atividades reflexivas que possibilitam que eu transforme minha prática, mudando paradigmas e promovendo a horizontalidade na relação educador- educando.

Nenhum comentário: