sábado, 14 de novembro de 2009

Possibilidades do PA

Após participar de dois PAS, o primeiro com o tema estresse e o segundo Violência na escola, posso reconhecer que é uma metodologia de trabalho muito interessante e viável. Através dela há a possibilidade do aluno construir seu conhecimento investigando, organizando, comparando, socializando as informações com os demais alunos e chegando as conclusões.
O assunto sempre parti do que o aluno tem interesse, da sua curiosidade , nada é imposto, portanto a aprendizagem tem coerência e sentindo a necessidade vai buscar a resposta da dúvida.
Esse desafio motiva o aluno e desacomoda tanto eles como também o professor que precisa ser um orientador dinâmico durante o processo. Os caminhos e resultados não ficarão na mão do educador. Lembro das leituras feitas sobre Comênio que diz dá necessidade de realizar planejamentos voltados para o interesse do aluno, que esse tenha autonomia, se torne um ser pensante e crítico.
Ainda não desenvolvi nenhum PA em sala de aula, pois tenho algumas incertezas que estou buscando dissolver na intenção de me sentir segura nessa ação. Vejo muitos pontos positivos, porém negativos também como por exemplo encontrar um tema a ser investigado que seja motivante para todos e no que diz respeito aos recursos materiais à pesquisa, pois a maioria dos alunos com que trabalho não tem acesso a livros, revistas, internet.
Com os meus alunos de 1° ano, vou precisar conversar bastante, escutando suas dúvidas e certezas para então chegar ao tema a ser pesquisado.
Já utilizei muitas vezes temas geradores onde trabalhamos com datas comemorativas ou partindo de um assunto de interesse da turma. Essa forma de aprendizagem faz com o aluno perceba a realidade em que vive, refletindo criticamente sobre ela. O aprender se torna significativo e com mais qualidade.

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