segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Plano de aula





A Interdisciplina de Linguagem pediu para que fosse elaborado um plano de aula, que contemplasse atividades de leitura, produção textual, jogo e sistematização.
Para isso escolhi um livro intitulado:A felicidade das borboletas da autora Patrícia Engel Secco, que descobri na biblioteca o qual considerei interessante não só pela história em si, como também o formato do livro que além da letra normal é em braile. Fala de uma menina cega que quer ser bailarina e explica como enxergar a felicidade com o coração.

Por já ter realizado várias leituras no curso referente à necessidade de respeitar o diferente como igual a nós, com direitos e sonhos, considerei esse tema importante para valorizarem a diversidade como um elemento que soma na construção da sociedade e da aprendizagem.
Penso que trabalhando desde cedo esse assunto os alunos compreendem melhor e podem tratar o assunto com naturalidade, sem preconceito.

Não temos na escola nenhuma criança com deficiência visual, porém acredito que o assunto deve ser falado em sala de aula, para que os alunos possam ter uma idéia de como uma pessoa cega pensa e percebe o mundo. Dessa forma pode se colocar no lugar, fechando os olhos e passando as mãos pelo livro, brincando de fechar os olhos e deixar que alguém os guie. São momentos de reflexão onde se pode agradecer pela visão perfeita, mas acima de tudo entender melhor quem vive esse tipo de situação diariamente, sem discriminar, mas aceitando a diferença com muito respeito.
Na verdade é um tema abordado na novela e que se pode fazer um paralelo com a história em questão. Podem-se observar cenas e questionar várias coisas como: quais os sonhos da personagem da novela? quais as dificuldades que ela enfrenta no dia a dia? as pessoas a tratam diferente por ser cega? Ela demonstra ser feliz mesmo sendo cega?
O tema foi motivador, depois de deixar o livro circular pelos alunos a fim de que sentissem a sua textura, fiz a leitura do livro e os alunos adoraram. Após sugeri que fizéssemos a dramatização da parte da história em que a menina cega, a Marcela caminhasse e dançasse sendo guiado pelos amigos. Foi muito legal! Quem nunca ficou de olhos fechados ou vendados e tentou andar tateando os objetos?
Além da linguagem o tema aborda a diversidade, o respeito que temos que ter por todas as pessoas, pois todos somos diferentes. Proporciona que a pessoa se coloque na situação do outro, conseguindo enxergá-lo com outros olhos. Faz com que possamos perceber que o outro tem sonhos como nós e que podemos realizá-los, mesmo que sejam necessárias algumas adaptações. Mostra a importância da dança como forma de expressão e comunicação. Propicia que se trabalhe ainda sobre: amizade, felicidade, ser especial, solidariedade, preconceito, confiança, balé, música, borboletas e braile.
Esse tema pode ser gerador de um projeto, pois possui elementos que possibilitariam trabalhar em muitas áreas disciplinares. Penso que poderia conversar com os alunos para ver o que já sabem sobre o assunto, procurando observar se há um real interesse de se investigar mais sobre o tema. Constatando haver uma motivação a respeito do assunto, teria que formular a questão inicial e descobrir as certezas e as dúvidas dos alunos. Após isso, seria então o momento de montar o plano de ação, objetivando aprender mais e chegar a conclusões sobre as dúvidas e certezas, buscando informações para responder à questão principal em vários materiais: livros, revistas, entrevistas, passeio, internet, etc.


REFERÊNCIAS

SECCO, Patrícia Engel. Ilustrado por Daniel Kondo.A felicidade das borboletas Série Amigos Especiais. São Paulo. Editora Melhoramentos. 2003
http://www.educardpaschoal.org.br/web/leia-nossos-livros-ver.asp.acesso. em 24/11/09


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