segunda-feira, 30 de novembro de 2009

EJA

A EJA segundo a LDB 9394/96 é uma modalidade da educação básica nas etapas de ensino fundamental e médio que possui especificidades próprias e deve ser tratada de acordo com sua diversidade.O conceito de Educação de Jovens e Adultos não pode ser simplesmente relacionado à ensino noturno, porque a EJA não é definida pelo turno em que é oferecida, mas por suas característica específicas e pelo público que freqüenta esta modalidade de educação.
Trata-se de um alunado com outras características, que na idade considerada própria para estarem estudando no ensino regular, alguma circunstância os impediu de continuar seus estudos. Os motivos são vários, dentre eles: a falta de estímulo de permanecer na escola que em nada relaciona o conteúdo com a sua realidade; os altos índices de reprovação, que geram a desistência de continuar tentando aprender coisas difíceis de entender e a grande necessidade de ingressarem no mercado de trabalho, desde cedo, para ajudar os pais no sustento de casa. Portanto precisam ser valorizadas ao máximo para que não se caia no erro de se infantilizar o ensino, oferecendo a estes alunos o mesmo tratamento que é dado aos alunos das chamadas classes regulares.
Apesar de nunca ter trabalhado com a EJA tenho experiência de um familiar que frequentou por dois anos essa modalidade e acabou desistindo por não conseguir realmente se alfabetizar. Vejo que o que ocasionou a evasão foi o despreparo da educadora que não soube aproveitar as experiências de vida do grupo enriquecendo os componentes curriculares e nem utilizou de motivação suficiente para dar significação ao aprendizado.
Acredito que tanto os sistemas de ensino quanto os professores que trabalham com a EJA, precisam estar cientes da responsabilidade que tem de viabilizar e estimular o acesso e a permanência desses alunos na escola, de maneira a recuperar seu objetivo social e supere o fracasso escolar, a repetência e a evasão .


Referências:

AGUIAR, Raimundo H Almeida. A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional Ontem e Hoje: Quais as Perspectivas?- UFRGS- Maio de 2009.

BRASIL – Ministério da Educação/ Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB 11/2009

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem- USP- Setembro de 1999.

SANT’ANNA, Sita Mara Lopes. A Educação de Jovens e Adultos: uma perspectiva histórica. UFRGS- 2006.

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