terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Pondo em prática aprendizagens

No dia 19/11/08 foram realizadas no Gusmão, as apresentações dos Projetos temáticos, feitos na interdisciplina de Psicologia. Muitos assuntos foram abordados como TPM, Depressão, Transtorno bipolar, Amor , A cultura de ter filhos, Os prazeres da vida adulta e o Medo de envelhecer. Enquanto as colegas desse último grupo falavam através de uma dramatização(muito bacana) sobre o que haviam pesquisado, tive a idéia de convidar o avô da minha aluna Nicole, para vir conversar com as crianças sobre suas experiências de vida.

Foi muito legal! Pedi que Seu Armando falasse sobre como era suas brincadeiras e brinquedos de infância, como era a vida escolar(obediência com a professora, castigos, etc), como era em casa ( obrigações, castigos,etc) e como é sua vida atual(que atividades faz,qual seu lazer, se senti algum tipo de preconceito por ser idoso).

Tivemos bons momentos de sabedoria compartilhados com Seu Armando, que é uma pessoa simples, mais extremamente educado e simpático. Pude perceber como ficou emocionado não só por estar ali conosco contando de sua vida, mas por relembrar detalhes do seu passado, ficando com os olhos marejados. Os alunos puderam fazer perguntas à ele, que gentilmente respondeu.

Seu Armando tem 65 anos, aposentado,porém bem ativo, ajuda a esposa nas lidas domésticas, leva e busca os netos na escola(quase sempre de bibicleta), faz pagamentos no banco e estuda a Bíblia na Igreja que frequenta. Acha que tudo valeu a pena na sua vida, não se arrepende de nada.

Essa atividade foi muito importante para todos, como podemos aprender ouvindo os outros! Como é importante dar oportunidade para que o idoso possa participar, sentindo-se prestigiado.Como é bom poder unir as gerações, harmoniosamente.





Seu Armando ao lado da neta Nicole

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Que idéia maravilhosa!
Gostaria muito de ter ouvido, também, as experiências de Seu Armando.
Parabéns pela iniciativa.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V