terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Organização escolar

Em 3/09/08 fiz um trabalho para interdisciplina Organização do Ensino, baseado no texto proposto: Gestão democrática na e da educação- concepções e vivências, de Isabel Leticia Pedroso de Medeiros e Maria Izabel de Luce.


A organização escolar em uma perspectiva democrática deve compartilhar as decisões sobre a escola, abrangendo os aspectos: administrativos, financeiros e pedagógicos, com toda a comunidade escolar (alunos, professores, pais e funcionários), configurando um planejamento participativo.
A gestão democrática na escola é garantida por normas e leis, que lhe dão suporte para gerenciá-la, contudo se vê muitas escolas com gestão patrimonialista, tomando decisões ao seu prazer.
Para seu melhor funcionamento tem que apresentar ainda um Conselho Escolar, um cargo diretor, uma descentralização de recursos e uma avaliação institucional participativa. Possuir também uma dimensão financeira, onde recebe e presta conta das verbas repassadas; uma dimensão administrativa que deve propor a realização do Plano Anual, a eleição de diretor, o Conselho Educacional, o Grêmio Escolar e a vida funcional da escola; uma dimensão pedagógica compondo o PPP e observando as dinâmicas escolares e uma dimensão relacional com as diversas instituições de ensino.
Na escola em que leciono estamos num processo de organização de gestão democrática, pois temos eleições para direção (diretora, vice-diretora e supervisão escolar), estamos construindo nosso PPP e foi formado o Grêmio Estudantil o ano passado.
As decisões de uso das verbas vindas do governo são pensadas quase sempre pela direção e pelo CPM, somente o dinheiro advindo de eventos ( Festa de São João, rifas...) realizados na escola, são decididos pelo grupo. Em todas as duas formas tem as prestações de contas realizadas regularmente, junto com o CPM e apresentadas à comunidade.

Há quinzenalmente reuniões administrativas e pedagógicas onde se discute as dinâmicas educacionais, nesses momentos ocorre trocas de idéias entre direção e professores, mostrando os interesses e expectativas do coletivo.
Os pais realizam pouco o direito que possuem de participar de reuniões, com intuito de construir uma educação de qualidade, acompanhando e avaliando os resultados educacionais obtidos. Na verdade, isso espelha uma herança cultural de submissão e dependência, que muitas vezes nos deixa acomodados, esperando que alguém faça algo, onde todos poderiam fazer.
É preciso que na sala de aula os alunos aprendam a exercer a cidadania, para que no futuro possam ser pessoas críticas e atuantes nas problemáticas sociais.
Penso que o caminho da gestão democrática é complexo e com muitos desafios, mas é possível obter uma educação participativa, coletiva e inclusiva, buscando uma democracia plena.
É necessário a consciência e o comprometimento de toda a sociedade para que as mudanças ocorram e a escola pública funcione com qualidade.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Márcia querida!
O que seria uma educação 'plena'?
Como poderíamos definí-la, com quais ações e práticas?
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V