segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Gestão democrática

Após assistir vários videos, oportunizados pela interdisciplina Organização do Ensino e de acordo com todo os assuntos vistos durante o semestre, participei de um fórum comentando sobre a gestão democrática.

A gestão democrática tão falada, é um processo que está em andamento, dentro de uma reforma educacional que busca uma escola melhor para todos os envolvidos.
Para isso se faz necessário uma participação coletiva dos atores envolvidos, onde todos sejam ouvidos, respeitados em suas opiniões de mudanças ou continuidade.
Não é uma tarefa fácil, pois envolve muitas idéias, é um exercício necessário e importante para que todos tenham voz, se envolvam e se comprometam com as mudanças. A comunidade tem que ser informada, ter conhecimentos de todos os aspectos da gestão democrática, conciliando assim as instituições: família, escola e sociedade.
O prof° precisa aceitar a opinião dos outros segmentos presentes no processo educacional, escutando mais as sugestões colocadas, para buscar resolver os problemas coletivamente.
É um grande desafio, construir uma cultura participativa e democrática na escola, com avaliações constantes, fortalecendo as conquistas, mostrando com transparência cada passo dado.
Dessa forma estaremos caminhando para uma educação de qualidade, com uma nova escola!

3 comentários:

Gláucia Henge disse...

Olá Márcia!
Essa interdisciplina nos permite pensar cada ação tomada na escola, não é? E para você, após todo esse percurso de estudo e reflexão, o que você já está "pondo em prática" para uma escola mais democrática?
Um grande abraço, Gláucia - tutora

Suelen Assunção disse...

Minha querida!
De que modo a teoria estudada pode trazer benefícios para a escola em que atuas?
De que modo podes vislumbrar mudanças, práticas quotidianas, ações possíveis?
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Giselda Correa disse...

Olá Marcinha, tudo bem? Muito boa tua reflexão sobre Gestão democrática, porém para que ela aconteça de forma efetiva, tem que haver uma mudança, haver “CONSCIENTIZAÇÃO”. Para isso precisamos fazer uma parceria família x escola, já que esta segunda não está isolada do resto da sociedade.
Educar para a cidadania democrática exige que a escola tenha uma nova visão de trabalhar os conteúdos, articulando-os com o cotidiano dos alunos e utilizando-os no ambiente - físico, social e político. Para isso é preciso que a escola, a família e todos os envolvidos no processo se contaminem pelos mesmos ideais. Contar com profissionais comprometidos, abertos a mudanças e novos desafios é de fundamental importância. Como tu mesmo disseste, não é uma tarefa fácil! É um trabalho de "formiguinha", pois nada muda de um dia para outro. É preciso começar esse movimento em torno da família e dar continuidade na escola, para que se pautem na democracia participativa, para que todos os envolvidos - reconheçam a importância de se educar para a cidadania. Segundo o filósofo chinês Lao Tsé "A melhor maneira de fazer é ser". Um abraço, Gi