segunda-feira, 22 de junho de 2009

Estádios do desenvolvimento segundo Piaget

Destaquei as características principais de cada estádio de desenvolvimento, segundo Piaget,após a leitura pedida:

Sensório-motor( aproximadamente de zero a dois anos): A inteligência da criança é essencialmente prática ( predominando até o aparecimento da linguagem) e as ações de reflexo se modificam gradualmente em contato com o meio.Ausência de função semiótica,ou seja não representa mentalmente os objetos. Inicia-se a capacidade de representação da realidade.

Pré-operatório(aproximadamente de dois a sete anos): Predomina o egocentrismo, pois a criança não consegue colocar-se abstratamente no lugar do outro, impedindo-a de estabelecer relações de reciprocidade. A leitura da realidade é parcial e incompleta, pois prioriza aspectos que são mais relevantes aos seus olhos. Sua percepção abstrata começa a ser aguçada quando aumenta sua capacidade de imaginar situações, figuras e pessoas semelhantes.

Operações Concretas(aproximadamente de sete a doze anos): A criança já tem a capacidade de reversibilidade do pensamento, realizar ações mentais. Sua compreensão do mundo não é tão prática, ainda depende do concreto para realizar abstrações. Consegue organizar, relacionar aspectos diferentes da realidade.
Nesse período já há relações de troca e de reciprocidade, pois a criança está saindo da fase egocêntrica.

Operações Formais(aproximadamente dos doze anos em diante): O adolescente já consegue realizar abstrações sem necessitar de representações concretas e consegue imaginar situações nunca vistas ou vivenciadas por ela. Trabalha o pensamento hipotético-dedutivo e estabelece relações entre várias teorias e apresenta conclusões..


Referência

_____________________http://www.centrorefeducacional.com.br/piaget.html.acesso em: 26 de abril.2009
MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Do Egocentrismo à Descentração: a docência no
ensino superior. Porto Alegre: UFRGS, 2005. Tese de doutorado.

Nenhum comentário: