A profª Silvia indicou alguns materiais (textos e power-point) que foram muito bons, tanto para vê-los quanto para utilizá-los posteriormente com os alunos, são eles: sol que mata e sol que cura, sol da meia noite, os domingos precisam de feriado e luz e sombra.
Nesses materiais pude perceber a importância so Sol em nossas vidas e de todos os seres vivos, concluir que podemos conviver com ele de uma forma equilibrada, não temendo-o como um mostro, mas tendo cuidados em se expor a sua presença. Faz também abordagens mostrando que se pode trabalhar os conceitos de tempo e espaço, vistos em Estudos Sociais,utilizando especificamente o dia e a noite, o claro e o escuro, a luz e a sombra.
É importante passar a idéia de que a natureza precisa da oscilação entre o claro e o escuro para a sobrevivência das espécies, para que ocorra os ciclos de vida. Os ciclos que ocorrem na Terra mostram o tempo necessário para que ocorra o processo do movimento, dentro de um espaço.
Para a criança entender esses conceitos é fundamental sempre partir de experiências concretas, onde possa observar a situação acontecendo, para que levante hipóteses e chegue as suas conclusões. O PCN de Ciências diz ..."Nos primeiros ciclos, por meio de diferentes atividades, os estudantes conhecem os fenômenos, processos, explicações e nomes, debatendo diversos problemas e organizando várias relações. É uma aprendizagem muitas vezes lúdica,marcada pela interação direta com os fenômenos, os fatos e as coisas. Poderão também construir noções científicas com uma menor complexidade e abrangência, ampliando suas primeiras explicações, conforme seu aprendizado permite.pg29"
Um exemplo de experiência é plantar uma semente e acompanhar todo o seu desenvolvimento, fazendo comentários e anotações, por um determinado tempo. A profª pode trocar a planta de lugar para que não pegue luz e ver o que acontece. Podem também plantarem duas, sendo que uma terá luz do Sol e a outra não. Enfim pode-se variar bastante,na tentativa de explorar ao máximo a investigação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário