Quando trouxeram o material pedido, fizemos uma rodinha de conversa, para que cada um explicasse o seu trabalho e mostrasse ao grupo. Eles adoraram contar o que ouviram dos pais e avós e também de mostrar suas fotos. Conseguiram perceber semelhanças em suas vidas, como a idade que nasceram os primeiros dentinhos, quando começaram a caminhar, etc. Puderam compartilhar com a turma, datas importantes para eles e sua família.
Através das fotos foi possível que visualizassem seu crescimento, mudanças no ambiente em que as fotografias foram feitas e nas pessoas que apareceram nelas , como por exemplo, se o pai estava magro e agora está mais gordinho; se não havia área na casa e agora tem.
Foi uma atividade que possibilitou observarem que antes de nascerem já existiam muitas coisas e pessoas, incentivando para construírem a noção de tempo, preparando para entendê-la como uma dimensão contínua. Analisar as mudanças ocorridas e também as permanências.Além disso, partindo dessa atividade foi possível em outro momento trabalhar a questão da família, onde puderam comentar sobre seus familiares, quem vive com eles, como são as regras e costumes da casa. concluir que há diferentes tipos de famílias e que está é o nosso primeiro grupo social.
Conforme estudei no livro: Estudos Sociais- Teoria e Prática- ( ANTUNES, Aracy do Rego; MENANDRO, Heloísa Fesch; PAGANE LLI, Tomoko Iyda ),..." O objetivo maior de Estudos Sociais é propiciar que a criança compreenda o que é a vida em sociedade, ou seja a ação dos grupos sociais no espaço e no tempo."
Também de acordo com o que li, no PCN de História: "....O conhecimento do "outro"possibilita, especialmente, aumentar o conhecimento do estudante sobre si mesmo, à medida que conhece outras formas de viver, as diferentes histórias vividas pelas diversas culturas, de tempos e espaços diferentes..." pg22

Linha de tempo da aluna Alâna

Linha de tempo do aluno Luís

Nenhum comentário:
Postar um comentário