domingo, 4 de julho de 2010

Aprendizagens do semestre


Enquanto estagiária havia me programado em alcançar certos objetivos pessoais de aprendizagem, que era aprender a utilizar melhor o tempo em sala de aula, proporcionando aos alunos aulas dinâmicas com atividades que estivessem de acordo com o que já sabiam e com o que precisavam saber. Além disso, repassar o conhecimento que construí ao longo do curso, no intuito de ajudar meus alunos a construírem seus próprios conhecimentos.Consegui por isso em prática planejando melhor as aulas, integrando as áreas de conhecimento, através de atividades diversificadas com músicas, histórias, poesias, jogos, experiência, brincadeiras, aula-passeio e outros. Alcancei então os objetivos desejados, onde as crianças se mostraram sempre entusiasmadas e interessadas por todas as atividades propostas.Constatei que o ato de planejar é importante, a aula transcorre melhor quando temos a continuidade de atividades relacionadas, tudo encaixa e flui melhor. Compreendi ainda mais a necessidade do brinquedo para os meus alunos e busquei criar situações que possibilitasse estimular seu desenvolvimento e a própria interação social. Além disso, acredito cada vez mais que somente tendo relações afetivas e dialógicas entre professor e alunos, que se faz uma educação produtiva e qualitativa.Refletindo a cerca do estágio concluo que minhas aprendizagens estão sendo fundamentais para a minha práxi, pois o estágio terminou, porém o meu trabalho profissional continua e agora muito melhor.

Nenhum comentário: