sábado, 17 de outubro de 2009

PA-violência na escola








Nesse semestre demos continuidade ao nosso PA, investigando em vários sites, as dúvidas elaboradas a partir da pergunta principal: “Por que há tanta violência nas escolas?”. Conseguimos um bom material sobre o assunto que nos deu subsídio para realizar mapas conceituais individuais e posteriormente coletivo, sendo possível organizar as aprendizagens, tendo uma visão espacial dos conceitos, relacionando-os. Feito isso ficou mais fácil de fazer uma síntese bem consistente, onde relatamos nossas conclusões após leituras e pesquisas.
Descobrimos que algumas das principais causas da violência na escola são os fatores psicológicos, sociais, econômicos, culturais e raciais, inclusive a relação familiar está no topo desta lista. Estudos e pesquisas indicam que nos anos iniciais da infância a relação entre mãe e filho, é primordial para a construção do psicológico do indivíduo, que quando não encontra estabilidade e confiança nessa relação, busca estes alicerces dentro da escola, procurando afeto e limites que não encontrou na relação com a mãe e a família em geral.
A violência escolar pode ser simbólica, ou seja, uma violência exercida pelo professor e pela escola contra o aluno, muitas vezes o professor estressado com as situações violentas dentro da escola, acaba até mesmo de forma inconsciente tratando alguns alunos com descaso, com algumas agressões verbais e em últimas instâncias com agressões físicas, tudo isso gera baixa-auto-estima nas crianças, problemas de aprendizagem e evasão escolar.
A violência contra o patrimônio é causada por alunos através da pichação e depredação do prédio e dos materiais, que ocorrem constantemente com atos de vandalismo de alunos revoltados com o sistema educacional, alunos que querem se fazer chamar a atenção para si de alguma forma.
Já a violência física é mais presente no ambiente escolar e é manifestada através da agressividade física, de alunos contra professores, mas principalmente de alunos contra alunos e em alguns casos até mesmo de professores contra alunos.
A escola precisa agir diante de toda a violência que vem acontecendo dentro e fora de seus muros, para no mínimo amenizar a situação, visto que acabar com a violência é algo utópico. Em algumas instituições escolares já vem acontecendo projetos e palestras, a fim de informar e buscar a paz dentro e fora da escola. São essas estratégias que mostram os caminhos possíveis para melhorar a convivência, envolvendo a todos nesse processo.

Nenhum comentário: