segunda-feira, 27 de abril de 2009

Identificando Epistemologias





Na disciplina de Psicologia II foi solicitado que fosse feita a leitura do texto: Modelos Pedagógicos
e Modelos Epistemológicos do Prof° Fernando Becker e posteriormente fosse feita uma análise das respostas dadas em uma outra atividade da Psicologia I.
As respostas para as perguntas foram realizadas sem apóio de material teórico.
Foram elas:

1) O que é para você, o conhecimento?

É tudo aquilo que se aprende, que se conhece, que se adquire.

2)Para você, como ocorre a aprendizagem?

A aprendizagem é o ato de tomar conhecimento de alguma coisa, ocorre através um processo de construção e reconstrução, que é contínuo. Aprendemos quando somos estimulados, quando o conhecimento é algo importante para nós.

3)Considerando suas respostas anteriores, como deveria ser, na sua opinião, ensino na escola?

Deve valorizar a experiência do aluno, propiciar oportunidades para que ele desenvolva suas habilidades e construa seu conhecimento. Onde o professor é um mediador do conhecimento e orientador do trabalho. Deve ter um ambiente acolhedor, onde o aluno tenha vontade de voltar, que seja respeitado e valorizado.


Após a leitura do texto de Fernando Becker, vejo que posso complementar minhas respostas, dizendo que o conhecimento pode ser adquirido o tempo todo , em qualquer lugar, durante a nossa vida. Sempre estamos aprendendo e reaprendendo. Como diz o modelo da pedagogia relacional, o sujeito deve atuar ( assimilar) sobre o seu conhecimento, problematizando, para então construir um novo conhecimento (acomodação).
Desse modo o professor não vê o aluno como uma tábua rasa que nada sabe, mas sim como tendo uma história de conhecimento já percorrida e que pode aprender sempre. Estimula o sujeito com questões desafiadoras, onde possa refletir e chegar as suas próprias conclusões.
Nesse processo todos podem aprender e ensinar, o conhecimento é partilhado, porém o professor deve ser o orientador do trabalho, não querendo impor sendo autoritário, mas colocando regras para que não vire bagunça e a aprendizagem seja significativa.
Como diz no texto: “O resultado dessa sala de aula é a construção e a descoberta do novo, é a criação de uma atitude de busca e de coragem que essa busca exige” , trata-se de estabelecer uma nova escola, com alunos mais críticos, participativos, cooperativos e interessados em aprender.
O que vemos infelizmente em muitas salas de aulas é o contrário professores que querem transmitir o conhecimento, decidindo o que fazer, sem escutar os aluno. Acreditam que jamais aprenderão e que os alunos jamais ensinarão.


REFERÊNCIA

BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. Porto Alegre: PEAD/UFRGS, 14f (Texto digitado)

Nenhum comentário: