terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Reflexões Finais

Atividade realizada em 22/11/08 também pela interdiciplina de Organização do Ensino, após assistir aos vídeos sobre gestão democrática recomendados e participar do fórum referente ao assunto.

Texto:
A gestão democrática tão falada é um processo que está em andamento, dentro de uma reforma educacional que busca uma escola melhor para todos os envolvidos. Para isso se faz necessário uma participação coletiva dos atores envolvidos (alunos, professores, funcionários, pais, comunidade) onde todos sejam ouvidos, respeitados em suas opiniões de mudanças ou continuidade.
Não é uma tarefa fácil, pois envolve muitas idéias, é um exercício constante e fundamental para que todos tenham voz, se envolvam e se comprometam com as mudanças. A comunidade tem que ser informada, ter conhecimentos de todos os aspectos da gestão democrática, conciliando assim as instituições: família, escola e sociedade. A presença da família efetivamente dentro do ambiente escolar é pequena ainda, mas é preciso resgatar essa participação, dando retorno dos objetivos alcançados, mostrando que as idéias e decisões em conjunto são importantes, confirmando que vale a pena eles interagirem no processo. As comunidades que tem maior participação em movimentos sociais no bairro, são também mais atuantes e se envolvem com os problemas escolares, é uma questão de mudanças de atitudes.
O professor precisa aceitar a opinião dos outros segmentos presentes no processo educacional, escutando mais as sugestões colocadas, para buscar resolver os problemas existentes.
É um grande desafio, construir uma cultura participativa e democrática na escola, com avaliações constantes, fortalecendo as conquistas, mostrando com transparência cada passo dado. Esse é o caminho para a prática da cidadania, é a busca da verdadeira democracia almejada, oportunizar dentro da escola e levar para

vida. A participação é um elemento de democratização e também de controle social sobre as políticas públicas.
A escola atual ainda não tem total autonomia, muitas decisões são apresentadas de cima para baixo, incompatível com uma gestão democrática. Cada escola difere da outra, por isso precisa ter liberdade de discutir, criar e modificar dentro do seu espaço escolar, objetivando soluções concretas para suas necessidades. Portanto uma escola só será democrática se o governo também for caso contrário ficará apenas no papel.
A gestão democrática possui instrumentos para esse processo democrático como a descentralização financeira, que ocorre com o repasse de verbas para aplicação em recursos necessários na escola; a transparência nas decisões e ações tomadas; a escolha de diretor; o funcionamento do conselho escolar e do grêmio estudantil; a elaboração do PPP e do regimento escolar.
Na verdade temos que continuar refletindo: “Que escola queremos ter?” Muitas questões ainda devem ser pensadas e modificadas, pois na própria LDB não fica claro que o dirigente escolar deva ser instituído por eleição, o que seria interessante que ocorresse, porém o eleito deve ter a consciência de que está no exercício de um poder transitório, que não pode centralizar decisões, tendo uma prática autoritária.
A escola esta atrás de um caminho de democratização vivido pela própria sociedade, marcado por um passado com tradições conservadoras e interesses particulares. As contradições são imensas, contudo precisamos estar atentos, lendo, pesquisando, fiscalizando, buscando sempre uma educação igualitária, justa e moderna.

REFERÊNCIAS:
_______________VIDEO GESTÃO DEMOCRÁTICA. Disponível no site
http://videogestoademocratica.pbwiki.com/
_______________GESTÃO DEMOCRÁTICA. Disponível no site
Wikipédia. Acesso em 20/11/08

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Márcia querida!
Que ótimo texto sobre a gestão democrática.
Bem argumentado e problematizado.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V