domingo, 20 de abril de 2008

Utilizando gráficos

Trabalhando com gráfico:


Aproveitando a boa vontade de uma mãe de uma aluna, que fez um cartaz com uma fita métrica pintada, resolvi fazer uma atividade realizando uma medição da altura dos alunos, colocando seus nomes colados (com papel branco) no lugar indicando sua medida.








Depois convidei todos para observar o cartaz e fiz perguntas como:

-quem é o mais alto da turma?

-por que não tem ninguém marcado na medida de 70cm?

-quais as medidas que aparecem com mais marcações? por que?

-quem é o aluno com a menor altura?

-quais os alunos que tem as mesmas medidas?

Depois propuz que ficassem um do lado do outro, formando uma escadinha, na ordem do menor para o maior e vice-versa, conforme a altura observada antes.

Pretendo fazer um gráfico, para que coloquem seu nome ao lado de sua medida, visualizando de uma outra forma sua altura, comparando com as dos colegas .
Esse cartaz da girafa, ficará fixo na sala, possibilitando que eu faça em outros momentos novas medições. Com tal atividade consegui contemplar alguns conceitos utilizados na interdisciplina de matemática.


* Como foi o resultado? O resultado foi muito bom, os alunos conseguiram visualizar suas alturas e a dos colegas.
*Houve alguma dificuldade inicial? Não houve dificuldade nessa atividade, pois eles já tinham trabalhado a questão de altura, ao fazer fila. Nesse momento eles sempre se comparam, medindo-se lado a lado, para ver seu lugar.
*Como explicas/entendes que eles não tiveram dificuldades para a realização desta atividade? Acredito que isso seja uma coisa natural, a criança sempre está observando quem é maior que o outro, ou se já alcança em algo no alto, evidenciando que cresceu mais um pouco.

A respeito do post sobre cálculos mentais, acredito que apresentam essa dificuldade por não serem muito estimulados em casa e acredito que posso estimular mais com atividades desse tipo, apartir de agora que diagnostiquei a dificuldade.

3 comentários:

Maxi disse...

Ola Marcia Elisa!

Querida, vi que no post anterior a este, também de Matemática, registraste dificuldade de alguns alunos em acompanhar/realizar a atividade. Como isso poderia ser contornado? Como explicas/entendes esta dificuldade?

E com relação a este post de matemática, sobre gráficos, como foi o resultado? Houve alguma dificuldade inicial? Como explicas/entendes que els não tiveram dificuldades para a realização desta atividade??

Ficam estas sugestões para uma reflexão em um futuro post.

[]´s
Maximira Carlota
TUTORA SI4 PEAD-FACED UFRGS

Marcia Elisa Martins disse...

Maxi,refleti no mesmo post.

Maxi disse...

Márcia, encontrei as respostas, e devo confessar que me deixaram bem animadas!

O importante querida, com estas sugestões que estou te deixando, é que possas aproveita-las para futuros posts, inserindo registros mais aprofundados daqui para frente ok.

Quanto às respostas que me deste, e principalmente à tua constatação, frente à dificuldade que alguns alunos apresentam, de que lhes falte mais prática em casa... penso que este é o papel da ESCOLA e não das famílias... Acho que devemos proporcionar aos nossos alunos práticas em grande quantidade (o que não ocorre) e de qualidade também (isto é, diversificadas.sss! - o que tb não me parece ocorrer muito). O que achas? Este sim, merece um novo post com um título diferente inclusive. Sugestão: "reflexão sobre o porque da dificuldade frente a uma atividade nova e o papel da escola para suprir esta dificuldade".

Um abraço e Bom trabalho. Maximira
{tutora SI4/PEAD-FACED UFRGS}